BOLETIM Preencha seu e-mail para receber os nossos BOLETINS.    

   
   

    
 esqueci a senha
     
 
FAQ


É uma entidade jurídica legalmente constituída, sem fins lucrativos e devidamente registrada nos órgãos competentes.

Foi criada em Julho de 2005 por um grupo de profissionais experientes na área de Recursos Humanos que completaram a Formação de Coaches Executivos e Empresariais, conduzido por Rosa Krausz, interessados em promover, divulgar e exercer esta atividade profissional especializada com elevado nível de competência técnica, relacional e ética.

As principais distinções são:
a)             É a única Associação dedicada exclusivamente ao Coaching Executivo e Empresarial, uma especialidade reconhecida mundialmente pelos estudiosos e acadêmicos do assunto que tem produzido livros e revistas especializadas nessa área específica.
b)             É a única Associação que possue uma Diretoria Eleita por seus membros, e tem Estatutos e Código de Ética que regulam a vida associativa.
c)             É uma entidade que possue um processo de Formação de Coaches Executivos e Empresariais cujos objetivos, metodologia, conteúdo programático, duração, critérios de seleção de participantes e demais informações constam do seu site.
d)             É a única que estabelece pré-requisitos para ingresso na Formação de Coaches Executivos e Empresariais no Brasil.
e)             Estes cuidados têm atraído participantes de alto nível e a criação de um grupo de profissionais reconhecidos no mundo empresarial por sua competência, eficácia e postura ética.
f)              Possui critérios transparentes de ingresso em seu quadro associativo.
g)             Divulga em seu site os nomes dos seus associados ativos, de acordo com o Estado e a cidade em que residem.

O pré-requisito é ter obtido a Certificação como Coach Executivo e Empresarial através de um processo de Formação reconhecido por esta entidade. (ver item 3C).

Visitar o site www.abracem.org.br - coluna Cursos - onde encontrará os pré-requisitos e demais informações sobre a citada Formação.

Coaching Executivo e Empresarial é uma atividade profissional não regulamentada. Assim sendo, não existe nenhum órgão nacional ou internacional que promova este reconhecimento.
O que existe é a chamada auto regulação ou auto certificação, isto é, o reconhecimento e a responsabilidade pela qualidade da Formação ou de             treinamentos é de quem os ministra.
Daí a necessidade de buscar informações e referências antes de decidir-se por uma das inúmeras opções existentes.
Como escreve Ray Carr, no Peer Bulletin de Julho de 2011, pg. 21,
“Mais preocupante ainda é o fato que associações de Coaching atribuem a si próprias a autoridade para ‘assumir’ o status de certificadora e endossadora de entidades de treinamento de Coaches. Nenhuma autoridade externa revisa ou monitora suas práticas de certificação e as entidades não são responsáveis perante uma entidade especializada em certificação ou em aprovação de currículo”.
A descrição acima se aplica à maioria de empresas de treinamento comerciais que, além de promoverem a auto certificação, também divulgam pretensas validades internacionais.

Até este momento não temos conhecimento de nenhuma outra entidade congênere.

“A Formação, como diz a própria palavra, é um processo gradual de construção de uma visão sistêmica, ampla e profunda, teórica e aplicada de uma área de conhecimento”.
Segundo o dicionário Aurélio é, “Maneira por que se constituiu uma mentalidade, um caráter ou um conhecimento profissional”.
O treinamento refere-se ao obter destreza em qualquer ramo de atividade ou exercício de alguma prática.

O primeiro passo é decidir sobre o resultado a alcançar, ou seja, ter claro se deseja buscar Formação ou treinamento.
O segundo passo é verificar o que existe disponível no mercado.
O terceiro passo será buscar informações de fontes confiáveis e checa-las ante de decidir.

1. Qual o meu nível de familiaridade com a atividade de Coaching Executivo e Empresarial?
2. Disponho de informações confiáveis sobre as diferenças que existem entre Coaching e Terapia, Coaching e Treinamento, Coaching e Consultoria, Coaching e Mentoria, Coaching e Aconselhamento, Coaching em Geral e Coaching Executivo e Empresarial?
3. Sei a diferença que existe entre Coach interno e Coach externo?
4. Tenho disponibilidade para eventuais viagens?
5. Quem serão meus clientes?
6. Gosto de trabalhar com pessoas?
7. Desejo trabalhar tempo integral ou apenas parcialmente com Coaching Executivo e Empresarial?

Ainda não. Estamos em contato com instituições universitárias de renome com a finalidade de estabelecermos parcerias que nos permitam oferecer este benefício para os que obtiverem a Certificação.
Tal benefício, entretanto, acarretará um aumento considerável do número atual de horas da Formação, pois o mínimo requerido para um curso de especialização, por exemplo, é de 360 horas/aula.

Tem duração de 135 horas presenciais, além das horas de supervisão do período de residência, das horas de prática obrigatória e de elaboração de trabalhos escritos. As atividades acima mencionadas somam aproximadamente 25 horas não presenciais.

Considerando o número de horas (presenciais e não presenciais) envolvidas na Formação, esta acontece uma vez por ano, com início entre Fevereiro ou Março, encerrando-se em Novembro ou Dezembro.
São 10 encontros mensais, às 6as feiras à tarde e aos Sábados o dia inteiro, com 13horas e meia cada um.
Em alguns casos as Formações poderão iniciar-se em outros meses.
Cidades em que tal Formação tem se realizado anualmente: Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

A responsabilidade técnica pela Formação tem sido até o momento da Dra. Rosa Krausz, fundadora da ABRACEM, Full Member da Worldwide Association of Business Coaches, uma das poucas entidades que congrega Coaches Executivos e Empresariais e que estabeleceu critérios de alto nível para admissão de Full Members. 
Para mais detalhes sobre o CV da Dra. Rosa Krausz, favor visitar o site da ABRACEM www.abracem.org.br
Se você não encontrou respostas para suas perguntas, favor encaminha-las para abracem@abracem.org.br e teremos a maior satisfação em respondê-las.

 
ABRACEM - Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial. Todos os direitos reservados 2013.                                       Criado pela agência WBeck.